Eu preciso de um Coach de Carreira?

alvanque sua carreira

Será que o seu trabalho atual proporciona um resultado que satisfaça seus valores, suas necessidades pessoais e sonhos? Ou é uma situação estressante que você suporta apenas para ganhar o dinheiro no final do mês que seja suficiente, e as vezes não é, para sua sobrevivência? Você tem um trabalho desafiador em que pode utilizar todo seu potencial, ou é um trabalho que sufoca suas habilidades e competências, te deixando infeliz e cansado ao final do dia, do mês, do ano? Você acredita que seu talento, suas competências técnicas, comportamentais, de liderança e de gestão são reconhecidas ou são desperdiçadas?

Você gostaria de ter uma carreira que te deixasse feliz e realizado? Gostaria de equilibrar sua vida profissional e pessoal, ter mais tempo com a família, com os amigos, com você? Ter mais realização financeira fazendo o que gosta?

 Eu tenho certeza que sim…

 Muitas pessoas não conhecem o que é o Coaching de Carreira, e por não saberem podem estar perdendo uma ótima oportunidade de ter mais sucesso em sua vida profissional e encurtar o caminho entre o objetivo e o resultado.

 Até quando você vai ficar usando as mesmas estratégias e querendo obter resultados diferentes? Difícil não é mesmo? Se não mudamos as estratégias e as ações, também não mudamos os resultados.

Já assessorei centenas de profissionais e muitas vezes eles não tinham a consciência do que precisavam mudar, havia um ponto cego em seus comportamentos que faziam com que não avançassem em suas carreiras. Em muitos casos basta apenas algumas sessões para a pessoa alavancar sua carreira de uma maneira extraordinária, será que não é o seu caso?

Imagine você identificar o que pode estar fazendo de errado e trilhar um caminho planejando ações poderosas que te colocam no caminho do sucesso, não seria fantástico?

A maioria dos profissionais que procuram um Coach de Carreira e que estão empregados, em busca de recolocação ou mesmo em transição de carreira tem as seguintes perguntas:

O que é Coaching de Carreira?

O coaching de carreira é um processo estruturado com foco na vida profissional e em suas inter-relações com a vida pessoal. O processo envolve o alinhamento dos valores pessoais e profissionais, analise da experiência, competências e comportamentos, identificação de potencialidades e limitações que auxilia na preparação para processos seletivos, no desenvolvimento de competências de liderança e na transição de carreira.

Um processo estruturado que oferece a você um método de planejamento e ferramentas para organizar seus sonhos profissionais, traçar objetivos, identificar seus pontos fortes e os pontos de melhorias, identificar riscos e oportunidades na carreira, contribuindo assim para um crescimento profissional, sustentável e com foco em um futuro de sucesso e realização.

 Vale a pena fazer um processo de coaching de carreira? Não é melhor ler livros e artigos sobre o assunto?

Antes de me tornar uma Coach de Carreira, há 09 anos, eu tinha muitas insatisfações e dúvidas em minha carreira, muitas dúvidas sobre qual caminho seguir. Eu sabia que não queria mais ficar onde eu estava, mas não sabia o que e como fazer para mudar,

Assim como muitos também pensei que poderia fazer tudo sozinha, afinal eu era psicóloga, tinha 20 anos de atuação em Recursos Humanos e se eu lesse um livro com certeza iria conseguir. Pura sabotagem da minha parte, não consegui sair do lugar e minha insatisfação só aumentava, foi nesse momento que busquei um processo de Coaching de Carreira para fazer minha transição que na minha cabeça seria muito rápida, mas não foi, levou uma ano e meio, mas não vi o tempo passar, só o fato de saber que eu tinha um objetivo com tempo determinado para mudança, isso me gerava uma motivação para fazer o que tinha que ser feito e com qualidade. Foi um momento muito importante para me preparar para uma nova profissão, fazer uma reserva financeira e ficar mais tranquila caso algo não saísse de acordo com o planejamento.

O que posso dizer então após 09 anos atuando como coach de carreira e ter assessorado centenas de profissionais? É que ler livros vale a pena sem dúvida, mas o processo gera foco, acompanhamento e te conduz a ação, e com ação as coisas realmente acontecem.

Em que momento devo procurar um coach de carreira?

 Quando você precisar:

  • Fazer uma escolha profissional;
  • Fazer uma transição de carreira;
  • Buscar uma recolocação profissional por perda de emprego;
  • Fazer uma evolução na carreira, como se preparar para uma promoção por exemplo.
  • Desenvolver novas competências, como por exemplo liderança;
  • Se aposentar;
  • Superar bloqueios e barreiras que impedem ou dificultam o seu crescimento profissional.

 Quais os cuidados que devo ter ao contratar um Coach de Carreira?

Busque profissionais experientes de mercado com horas de voo em atendimentos e resultados comprovados para seus clientes. Tem muitos profissionais recém-formados que ainda não têm a experiência necessária para te ajudar. O coach de carreira é um profissional que, além de dominar técnicas de coaching , possui um amplo conhecimento de gestão de carreira e de orientação profissional.

  1. Verifique a formação, os melhores foram formados em escolas de Coaching reconhecidas no mercado, que exige a prática antes da certificação.
  2. Busque referencias e depoimentos de quem já passou pelo processo com o Coach, se precisar solicite o contato dos ex-clientes, ou veja depoimentos nas redes sociais, como linkedin, facebook e sites.
  3. Alinhe expectativas. É comum que o primeiro encontro ocorra sem cobrança de honorários.  O objetivo é que o profissional e o cliente se conheçam e, principalmente alinhem expectativas a respeito do serviço.
  4. É recomendável que seja feito um contrato entre as partes e que a quantidade de sessões seja acertada previamente — em geral, o processo varia de 10 a 15 sessões, com sessões com uma hora de duração, que poderão ser por Skype ou presencial.

É aí precisa de um coaching de carreira?

Cynthia Mastropascha

Master Coach de Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *